Capital Próprio x Capital de Terceiros: Como avaliar a melhor alternativa?
logo
Voltar

BTS SOCIAL

Capital Próprio x Capital de Terceiros: Como avaliar a melhor alternativa?

img_noticia

Independentemente do setor de atuação, porte da empresa, características do modelo de gestão adotado ou preferências do empresário, nenhum negócio existe sem algumas exigências básicas: produto ou serviço, processos, recursos financeiros e pessoas.

Em algum momento, a organização poderá necessitar de maior aporte de capital, seja para expandir suas atividades, lançar um novo projeto, desenvolver novos produtos ou até mesmo refinanciar suas operações. E é exatamente neste ponto que o gestor se depara com o dilema entre colocar a mão no próprio bolso para bancar o projeto pretendido ou buscar recursos através de investidores ou instituições bancárias.

Se torna crucial basear a decisão em pressupostos objetivos e bem delimitados. Contudo, a realidade tem mostrado que o empresário médio brasileiro costuma agir movido pela emoção envolta pelo novo empreendimento, incorrendo em reflexões superficiais e carregadas de um otimismo exagerado.

Ao pecar pela superficialidade e alto grau de confiança, a probabilidade de erros no planejamento e execução do plano aumenta drasticamente e, quando as falhas se revelam, no caixa da empresa, a velha narrativa de que “buscar dinheiro em banco é mau negócio" toma força e tom de verdade absoluta.

Então, o que deve ser observado para decidir se devemos investir capital próprio na empresa ou recorrer a financiamentos e empréstimos bancários?

Antes de definir o método de custeio do projeto é preciso conhecer, pontualmente, qual o valor necessário para executar o projeto pretendido, calcular sua taxa de retorno e, principalmente, saber se a empresa possui capacidade de pagar as parcelas do empréstimo/financiamento sem esforços que fujam da realidade financeira atual.

O valor assumido não deve comprometer a capacidade de pagamento da empresa, sendo indispensável utilizar uma boa margem de segurança para garantir o adimplemento da obrigação assumida e das demais despesas necessárias às operações diárias.

De maneira simplória, se o retorno percentual do projeto for maior que a taxa cobrada pelo empréstimo tomado e, se o valor da parcela mensal couber no caixa da empresa, a operação de crédito é viável.

Ainda, caso a empresa seja enquadrada no regime tributário pelo Lucro Real, existe a vantagem do benefício fiscal da dívida, o que possibilita que os juros pagos com financiamentos e empréstimos sejam deduzidos do lucro operacional para fins de cálculo do Imposto de Renda devido.

A busca de recursos externos é, sem dúvidas, uma solução segura e eficaz para financiar novas operações, sem comprometer o capital de giro e a liquidez da empresa, desde que planejada com prudência.

No entanto, se a empresa apresentar excesso de recursos financeiros em caixa quando comparado ao custo de suas operações e capital de giro de médio prazo, não há motivos para que o gestor opte por pagar juros decorrentes de operações de crédito, sendo indicado, assim, o financiamento próprio.
 

Roberto Gabriel Toson
Empresário, Bacharel em Direito (Universidade de Passo Fundo-UPF), possui especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e certificações em Fusões e Aquisições de Empresas.

FALE CONOSCO

Finanças
Corporativas

e Consultoria
Empresarial

ATENDIMENTO de Segunda à Sexta das 8:30 às 12:00 e das 13:30 as 18:00

icons

ENDEREÇO

Rua Uruguai, nº 1992
Sala 205, Ed. Pró Vida,
Cep. 99010-111, Passo Fundo/RS

icons

ENDEREÇO

Rua Uruguai, nº 1992
Sala 205, Ed. Pró Vida,
Cep. 99010-111, Passo Fundo/RS

BTS PARTNERS - Consultoria empresarial especializada em Finanças Corporativas - 2019 Todos os direitos reservados. Proibida a cópia total ou parcial do conteúdo deste site. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Politica de Privacidade.

Criação de Sites Passo Fundo criativittá
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.