Minha empresa apresenta lucro contábil, mas ao final do mês o caixa está sempre negativo
logo
Voltar

BTS SOCIAL

Minha empresa apresenta lucro contábil, mas ao final do mês o caixa está sempre negativo

img_noticia

O objetivo principal de qualquer empresa é gerar lucro e, consequentemente, assegurar a sustentabilidade e crescimento do negócio. No entanto, é preocupante quando uma empresa registra lucro contábil, mas não consegue acumular recursos financeiros no final do mês. Esse cenário pode ser um sinal de que existem questões profundas relacionadas à eficiência operacional, gestão financeira ou até mesmo fatores externos que impactam diretamente a saúde financeira da organização. 

Existem várias razões pelas quais uma empresa pode apresentar lucro contábil, mas não obter retorno financeiro:

1 - Ineficiência operacional
A empresa pode estar enfrentando ineficiências em seus processos, levando a custos operacionais elevados, desperdícios e baixa produtividade. Isso pode resultar em margens de lucro contábil saudáveis, mas sem a geração de recursos financeiros adicionais.

2 - Gestão inadequada do capital de giro
Muitas empresas que enfrentam esse problema não gerenciam corretamente seu capital de giro. Isso inclui a gestão de estoques, contas a receber e contas a pagar. Se os prazos de pagamento dos fornecedores forem muito curtos, enquanto os clientes demoram a pagar, será necessário maior capital de giro para cobrir este período de desencaixe financeiro, afetando negativamente o fluxo de caixa.

3 - Perfil de endividamento
O formato do endividamento da empresa afeta diretamente o seu fluxo de caixa. Muitas vezes é observado somente o custo nominal da dívida, optando por aquelas com menores taxas, sem que seja considerado o reflexo de caixa causado pelo valor das parcelas. Embora o lucro contábil possa ser positivo, esse fluxo de pagamento pode consumir os recursos financeiros disponíveis, resultando em uma falta de caixa no final do mês.

4 - Políticas de distribuição de lucros
É possível que a empresa esteja distribuindo seus lucros aos acionistas ou proprietários em uma proporção muito alta. Embora seja importante recompensar os investidores, a distribuição excessiva de lucros pode deixar poucos recursos para reinvestimentos e para o crescimento do negócio.



Quando uma empresa enfrenta a situação de ter lucro contábil, mas não acumular recursos financeiros, é crucial identificar as causas e implementar soluções adequadas. A eficiência operacional, a gestão do capital de giro, o endividamento e as políticas de distribuição de lucros são aspectos que merecem atenção. Ao diagnosticar corretamente o problema e implementar as soluções apropriadas, uma empresa pode garantir sua sustentabilidade financeira, melhorar o fluxo de caixa e, finalmente, alcançar o crescimento desejado.






 

FALE CONOSCO

Finanças
Corporativas

e Consultoria
Empresarial

ATENDIMENTO de Segunda à Sexta das 8:30 às 12:00 e das 13:30 as 18:00

icons

ENDEREÇO

Rua Uruguai, nº 1992
Sala 205, Ed. Pró Vida,
Cep. 99010-111, Passo Fundo/RS

icons

ENDEREÇO

Rua Uruguai, nº 1992
Sala 205, Ed. Pró Vida,
Cep. 99010-111, Passo Fundo/RS

BTS PARTNERS - Consultoria empresarial especializada em Finanças Corporativas - 2019 Todos os direitos reservados. Proibida a cópia total ou parcial do conteúdo deste site. Desenvolvido por Criativittá Web Studio. Politica de Privacidade.

Criação de Sites Passo Fundo criativittá
Não utilizamos cookies próprios. Nosso site utiliza apenas cookies de terceiros essenciais e para monitoramento de acessos e estatística dos site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa Política de Privacidade.